10 MITOS E VERDADES SOBRE A HIDRATAÇÃO


    10 MITOS E VERDADES SOBRE A HIDRATAÇÃO

Olá
Hoje vamos falar sobre os mitos e verdades de um dos procedimentos mais procurados nos salões e até pelas vaidosas/os que amam cuidar dos cabelos com manutenções em casa. A HIDRATAÇÃO.

Já sabemos que ela é a manutenção mais essencial para deixar os fios saudáveis, bem cuidados, com ótimo aspecto e sedosidade.
A hidratação feita desde cedo e da forma adequada evitará vários danos que seu fio pode vir a sofrer com o dia a dia.

Mas será que tudo que se fala sobre ela é confiável?

Citamos aqui alguns desses mitos e verdades mais frequentes para vocês 🙂


1. As máscaras de hidratação são todas iguais… 


MITO.
Cada máscara tem uma função e cada função atenderá uma necessidade do cabelo.

As máscaras podem ser de:

Hidratação: Assim como a nossa pele, nosso corpo, pés e mãos… o cabelo também precisa de repor água.
As máscaras de hidratação podem ser feitas semanalmente pois retarda o processo de perda de água, pois nosso cabelo sofre diariamente com fatores externos como poluição, sol, excesso de calor causado por secadores/chapinhas, cloros de piscinas, procedimentos químicos e até por fatores internos como desidratação por pouco consumo de água, má alimentação e uso de remédios diários e por isso ela também é responsável por criar uma película em volta do fio e protegê-lo.

Nutrição: Já a nutrição recomenda-se ser feita de 15 em 15 dias ou semanalmente junto com a hidratação dependendo da necessidade do fio, essa é responsável pela reposição de óleos e lipídios essenciais à saúde do fio. Enquanto a hidratação repõe água e vitaminas, a nutrição irá repor nutrientes que irão revitalizar o fio.
A nutrição deve ser feita com produtos a base de creatina, carbocisteína, pantenol e óleos vegetais como: coco, café, argan…

Reconstrução: A reconstrução é recomendada para cabelos extremamente danificados e quebradiços, se os fios estiverem precisando de um cuidado muito cauteloso é recomendado que seja feita a reconstrução de 15 em 15 dias até que o aspecto e saúde do fio melhorem e logo fazer manutenções 1 vez ao mês. Essa danificação do fio pode acontecer por vários fatores como procedimentos químicos em geral (alisamentos, descolorações e colorações), excesso de calor tanto pelo uso de secadores/chapinhas como pela exposição demasiada ao sol, e também podendo ser causada por graves problemas de saúde.

  1. Óleos são aliados da hidratação…

    VERDADE
    Esse complemento é essencial para a hidratação.
    Mas atuando sozinho não conseguirá reter a água no cabelo e agirá de forma somente selando as cutículas e repondo um pouco dos nutrientes perdidos pelo ressecamento.


    3. Máscaras de hidratação não devem ser aplicadas na raiz do cabelo ou couro cabeludo…

    VERDADE
    A raiz/couro cabeludo já produzem uma hidratação natural, se aplicar máscaras irá acelerar esse processo podendo causar oleosidade excessiva e até queda dos fios.
    A recomendação de aplicação é que seja feita do meio do comprimento às pontas.


    4. Condicionador hidrata o cabelo…

    MITO
    O condicionador não tem como função reter água ou nutrir o fio, sua função é tão somente condicionar e desembaraçar e são de uso diário.

    Alguns condicionadores tem a ação hidratante em seu rótulo, mas vale lembrar que devemos sempre olhar a necessidade do fio, a “hidratação” em excesso pode ocasionar oleosidade. 


    5. Para potencializar a hidratação do fio é recomendado dormir com óleos reparadores…

    MITO
    Dormir com óleos ou máscaras no cabelo irá apenas dar espaço a proliferação de bactérias e fungos por deixar o ambiente úmido e abafado.

    O fato é que deixar os óleos reparadores no fio durante algum tempo (durante o dia) e logo lavar normalmente pode sim deixar o cabelo mais sedoso e macio. 


Mas essa umectação não deve ser feita diariamente pois poderá ocasionar o excesso de oleosidade e danificar o fio.


6. Para ter bom resultado na hidratação devemos fazer em um salão por profissionais…

MITO
Máscaras de hidratação podem ser feitas em casa, até pela necessidade de hidratar os fios pelo menos 1 vez na semana (e nem todos tem condições financeiras ou tempo para ir até um salão toda semana para isto).

Mas se atende aos cuidados, ao tempo ideal de pausa, ao desembaraçar e massagear o fio e principalmente à finalização, pois qualquer resíduo deixado no fio poderá ocasionar a oleosidade ou a sensação de “cabelo grudado”.



7. Químicas no cabelo não influenciam na hora de hidratar…

MITO

Qualquer química no cabelo retira uma porcentagem de massa, pode eliminar nutrientes e danificar o fio, isso dificulta na hora de hidratar.
Cabelos com químicas precisam de cuidados especiais, e muitas vezes somente a hidratação não é suficiente.

Por outro lado o cabelo “natural/virgem” consegue reter mais água possibilitando uma melhor hidratação e não necessitando de cuidados especiais recorrentes.


8. Máscaras naturais (aloe vera, abacate, argila verde etc…) agem no cabelo como as industriais…

VERDADE
A única diferença é que por serem máscaras produzidas em casa, não saberemos se suas moléculas estarão na proporção ideal para entrar na fibra do fio e isso pode levar a que não tenha sua melhor ação. Mas no geral, máscaras caseiras feitas de plantas e algumas iguarias funcionam muito bem na hidratação do cabelo.

9. Quedas capilares podem ser prevenidas com hidratações…

MITO
A queda capilar não está ligada a fatores externos do fio como a hidratação, mas sim com desregularização hormonal e problemas nutritivos, então o que a hidratação pode fazer é ajudar na saúde externa do fio podendo influenciar na sua saúde interna, más dependendo do caso e necessidade do fio somente a hidratação não será suficiente para prevenir queda.

Vale lembrar que vários fatores influenciam na queda capilar, podendo ser esses genética, alimentação não adequada, desidratação corporal, uso contínuo de remédios, níveis hormonais, estresse e vários outros motivos ligados à saúde. 



  1. Máscaras de hidratação tem maior potencialização se ativadas com calor…

    MITO
    O produto só deve ser ativado com o calor se em seu rótulo estiver descrito “TERMOATIVADO”, já nos produtos que não contém essa diferenciação pode até mesmo atrapalhar o seu resultado se feita a ativação com calor. 


O que pode ser muito utilizado em salões na hora da hidratação profunda é fazer uma aplicação térmica utilizando uma toalha quente ou morna cobrindo os fios após a aplicação da máscara hidratante, fazendo assim com que as cutículas do fio sejam abertas e absorvam melhor o produto. Mas deve-se enxaguar o fio com água fria para fechar estas cutículas após a hidratação. 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Cart
Scroll to Top